segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Eyrusin:

Para se preparar a cerimônia de casamento, era comum a noiva e o noivo fazerem separadamente um ritual de imersão na água (mikveh). Este ritual era sempre o símbolo de uma limpeza espiritual. Após esta preparação poderia ocorrer o eyrusin que significa desposar, existe também o Kidushin, associado a este período que significa estar separado, santificado.

Podemos observar que este momento é o momento da separação, da santificação, Jesus e a igreja estão em um período de noivado, onde a noiva deverá estar se preparando para as bodas, e isto inclui a santidade, a separação!



“Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Ef. 5:25-27



No Eyrusin os noivos apareciam em público sob uma tenda (huppah, ou pálio nupcial) onde eles confirmavam o seu compromisso, esta tenda simbolizava uma nova família e o fato de o noivo ir preparar lugar para a noiva. É tremendo o paralelo que o Senhor nos revela na Bíblia:



“NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Jo 14.1-3



Enquanto o noivo prepararia a casa, a noiva deveria estar se preocupando com sua preparação pessoal, seus atavios e adornos, seu vestido. No livro de apocalipse notamos esta referência à noiva adornada, preparada:



“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. E eu, João, via a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Ap. 21.1,2.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário