quarta-feira, 23 de junho de 2010

As ferramentas do artista

Oi amigos, quero compartilhar hoje o esboço da pregação da última terça-feira...

1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:


2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Os artistas utilizam vários instrumentos mas 3 são fundamentais para a execução da obra: a voz, as mãos e os olhos. Um cantor usa sua voz, um escultor as mãos, um pintor os olhos e Deus como um artista está nos fazendo e refazendo a cada dia, uzando seus instrumentos! Na passagem de Jeremias 18 Ele é o oleiro e está nos moldando...

A Voz do Oleiro



O homem pode buscar o entendimento da palavra de Deus, pode estudar e se aprofundar neste conhecimento, porém a profundidade do entendimento e a revelação do alto vem com a experiência pessoal com o Senhor.

A Palavra veio a Jeremias, neste momento ele não estudou a Palavra, não examinou as escrituras, o profeta ouviu a voz de Deus.

A resposta deve ser imediata: Levanta-te e desce. Qual o tempo que você deve esperar para reagir a palavra de Deus, o que você tem ouvido tem produzido resultado? Sua resposta é para agora ou para amanhã ou quem sabe quando der vontade de fazer??



As mãos do Oleiro



O que acontecia na casa do Oleiro, a obra estava sendo feita, mas quebrou nas mãos, seriam as mãos do oleiro ruins? Fracas ou fortes demais em relação ao barro? Não o barro quebrou-se na mão do oleiro, algo no barro não suportava tamanho presteza e zelo na execução, algo fazia com que a massa não estivesse suficientemente pronta. Já era um vaso ou era só barro ainda disforme? Ele fazia com as próprias mãos, veja só a dedicação!!

1. (v. 3 – “ele estava entregue” e estava fazendo ) = “esforço, empenho, consagração

“Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Is 64:4).

2. (V. 3 – “Sua obra”)

“Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro e tu, o nosso oleiro; e todos nós obras das tuas mãos” (Is 64:8)

3. (v. 3 – “sobre rodas”)

“Aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até o dia de Cristo de Jesus” (Fp 1:6) – o Pai nos colocou no eixo central chamado Jesus Cristo e nunca mais irá interromper o “giro”...


Os olhos do Oleiro


V.4 “...E tornou a fazer dele outro vaso conforme pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”

a) “Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: quem nos vê? Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse ao seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro; ele nada sabe” (Is 29:15-16)

b) “E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (Jo 2:25)

Estou sendo moldado ou estou tentando moldar a Deus?

Isaías 29.19 (“Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe”),

Isaias 45.9 (“Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?”)

Um comentário:

  1. Irmão Tadeu, esta Palavra com certeza veio direto do coração de Deus!!! Inexplicável as transformações que a Palavra ministrada ontem causou em minha vida!!!
    Que o Senhor Jesus continue te usando de forma tremenda!!!

    ResponderExcluir