sexta-feira, 11 de junho de 2010

O DIA DO CASAMENTO

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” Cantares 6:10

“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado?” Cantares 8:5
“Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.” Isaías 63:1

“Porque está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? Isaías 63:2



O que se espera do dia do casamento? É um dia que é celebrado em todas as culturas com muita festividade, em alguns países ou em algumas tradições existem comemorações que podem durar dias!

É verdade que nesta data a alegria é contagiante, todos querem participar deste momento e de alguma forma estarem inseridos neste processo, especialmente os que são da família. Mas sem dúvida alguma há no momento do casamento algo de diferente, algo que comove e que traz aos nossos corações uma felicidade indescritível somada às grandes expectativas ligadas a este compromisso que é assumido publicamente.

É interessante também o fato de que existem preparativos (os mais diversos) organizados antes da cerimônia, os noivos se preocupam com muitas coisas na fase pré-nupcial. Existe o cuidado com as roupas, com a festa, os convidados, a decoração, a comida, a noite de núpcias e uma série de outras coisas. Tudo isso para que a cerimônia aconteça da forma mais perfeita. É a hora que os noivos estão tensos, apreensivos e ainda mais ansiosos.

Na cultura judaica as preparações são de importância fundamental para que o momento do casamento aconteça de forma harmônica. Existe uma série de elementos que compõe o dia de preparação para o casamento e estes são peça importante nas bodas.

São três as etapas básicas do casamento judaico: O Shiddushin, o Eyrusin e o Nissuin. Estas três etapas são tradicionalmente seguidas na cerimônia judaica e é possível que tracemos um paralelo entre estes três elementos e as promessas de Deus para sua amada igreja.

Passemos então a ver agora estas etapas, enxergando nelas o noivo e a noiva, e compreendendo por quê Jesus comparou o seu encontro com a igreja ao casamento, afinal o nosso encontro com Jesus é chamado de As Bodas do Cordeiro!
Acompanhe a partir de hoje o significado destas três etapas aqui no blog e sua relação com as palavras de Jesus...



Um comentário: