quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jesus: âncora de nossas almas...

        
Graça e Paz amigos
Ontem lendo a Palavra de Deus e meditando em alguns versículos fui levado a ler a carta aos Hebreus. Ah! Aqueles versículos falaram muito ao meu coração e senti um renovo no meu espírito, algo que não vem meramente de uma emoção humana mas que sei que veio do céu. Vou postar aqui o trecho da carta aos Hebreus e depois comento o que compreendi:

Hebreus 6.13-20

"Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, abençoando, abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei. E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação e, para eles, o fim de toda contenda. Pelo que, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento, para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da nossa alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque"

        Que Palavra tremenda! O trecho desta carta mostra aos Hebreus algo fantástico, o nosso Deus que fez uma promessa a Abraão não tinha ninguém maior e então jurou por si mesmo, ou seja com a própria palavra. O EU SOU não precisa jurar por ninguém, é Ele mesmo quem diz certamente, abençoando, abençoarei...Se Deus disse que vai abençoar ele vai abençoar, se disse que vai multiplicar, Ele multiplicará. Mais adiante o escritor da carta aos Hebreus diz que Ele faz isso mostrando que sua palavra não muda e que Ele mesmo se interpôe como juramento. Ora o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó é o mesmo hoje, e Ele, o nosso Deus tem promessas para nossas vidas e quando Ele faz uma promessa não pode mentir...A Palavra de Deus fala que é impossível que Deus minta. E não era só para aquele tempo, o escritor diz "nós" os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança.
        Mas a revelação desta palavra aparece nos versiculos 19 e 20. Primeiro a "esperança proposta" descrita no versículo 18, a nossa consolação é revelada em Cristo, Ele a esperança da Glória.
        Segundo, Jesus, é revelado como âncora da nossa alma. Glória a Deus! Jesus revelado aqui como âncora é agora nosso sumo sacerdote. Preciso fazer um parêntese aqui:
        No antigo testamento o sacerdote era o único que tinha acesso ao lugar santíssimo e como ele estaria ali na presença de Deus ele entrava com uma corda presa aos pés e uma sineta, pois se ele morresse ele seria puxado para fora pelos que estavam na congregação.
        Jesus, o nosso sumo sacerdote, morreu por nós para que tivéssemos livre acesso à presença de Deus:
"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim"
        Ele então, Jesus, é nossa âncora, por meio dele temos a segurança para entramos na presença do Pai, e esta âncora, como diz na carta aos Hebreus, é segura e firme. Vamos por meio dele além do véu (outro parêntese aqui, quando Jesus consumou a obra na cruz o véu do templo se rasgou de alto a baixo, literalmente, simbolizando o nossa liberdade em chegar diretamente diante de Deus).
        Lembre-se disso: Deus não mente, as promessas que Ele fez se cumprem, mas a maior de todas as promessas já se cumpriu, Jesus a esperança da Glória, âncora de nossas almas.
        No próximo post falarei sobre a figura do sacerdócio de Melquisedeque....
        Na Paz daquele que Reina para todo o sempre: JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário