sexta-feira, 21 de maio de 2010

OS OLHOS DO SENHOR PASSAM POR TODA A TERRA


“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele” 2 Cr. 16:9 a

De acordo com a tradição judaica o livro de Crônicas foi escrito por Esdras aproximadamente em 430 a.C. e nele estão registrados os acontecimentos desde o início do reinado de Salomão até o início do cativeiro babilônico. Foi escrito após o exílio, a partir de uma perspectiva sacerdotal que realçava a importância do Templo e do avivamento da fé em Judá sendo destinado a toda a nação de Israel.

Neste livro encontramos a história dos reis (principalmente de Judá, o reino do Norte é praticamente esquecido nestes relatos), observamos nas descrições que após Salomão alguns deles fizeram abominações incluindo a adoração aos ídolos e desviando-se dos caminhos do SENHOR. Entretanto podemos ver também o relato de reis que se prepararam para Deus, que clamaram a ele e obtiveram resposta em meio à tribulação.

A Palavra diz que o rei Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus (2 Cr 14:2-11) e exemplifica mostrando-nos o que ele fez e que Deus se agradou:

1. Tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, quebrou as estátuas, e cortou os bosques.

2. Mandou a Judá que buscassem ao SENHOR, Deus de seus pais.

3. Mandou que observassem a lei e o mandamento.

4. Edificou cidades fortes em Judá.



“Edifiquemos estas cidades e cerquemo-las de muros, torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está quieta diante de nós, pois buscamos ao SENHOR, nosso Deus; buscamo-lo e deu-nos repouso em redor. Edificaram, pois, e prosperaram.” 2 Cr 14:7.

Observamos que a atitude de Asa, a sua confiança em Deus fez com que todo o povo em redor temesse ao SENHOR, principalmente depois de sua vitória contra Zerá, o etíope. É interessante a comparação feita entre os dois exércitos:

Asa: 580 mil homens (traziam pavês e lança, escudo e atiravam de arco)

Zera: 1 milhão de homens e 300 carros.


Asa, em termos humanos, estava nitidamente em desvantagem!

Mas a Bíblia nos traz duas informações importantes: Todos os varões que estavam com Asa eram valentes, e, mais importante que isso, no versículo 11 vemos descrito que Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, Aleluia!

“E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.”



Um comentário:

  1. Se confiarmos em Deus,esperando nele com paciência e fazendo sua vontade,a nossa vitória é certa.Louvado seja DEUS.!

    ResponderExcluir