terça-feira, 15 de junho de 2010

Nissuin



O nissuin ou o casamento, refere-se à chegada do noivo, é o momento mais esperado, quando a noiva adornada que o aguardou ansiosamente durante todo o período de eyrusin estará em sua plenitude de graça e alegria. Existia uma grande expectativa com relação a este momento, é interessante que somente o pai do noivo sabia a hora exata de sua chegada.



“Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.” Mt 24.36



A noiva deveria aguardar com as lâmpadas de óleo acesas, era um costume judaico também que alguém da comitiva anunciasse a chegada dizendo: Vejam vem o noivo! Isto era seguido pelo toque do Shofar.



“Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.” Mt 25.1



O casal iria uma vez mais, como eles fizeram no ano anterior, proferir uma benção acompanhados de um copo de vinho (um símbolo da alegria). O ponto máximo da festa seria o banquete realizado na presença do noivo, as bodas do Cordeiro:





“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me; Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” Ap 19.7-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário