sexta-feira, 16 de abril de 2010

A visão humana e a visão de Deus


“Os olhos são os órgãos sensoriais da visão, os olhos capturam a luz que incide sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotoreceptoras de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que adentram pelo nervo óptico que leva essas informações para o cérebro, para que lá sejam interpretadas essas sensações luminosas, ou seja os olhos captam as imagens mas quem vê mesmo é o cérebro, ver com o cérebro o que significam aquelas luzes captadas pelos olhos, interpretar as formas e as cores contidas nas imagens que estão vão sendo captadas pelos olhos durante a visão. Por isso, no sentido mais amplo da palavra visão (de percepção visual), esta requer a intervenção de zonas especializadas do cérebro no córtex visual que analisam e sintetizam a informação recolhida em termos de forma, cor, textura, relevo, etc. A visão é por isso a percepção das radiações luminosas, compreendendo todo o conjunto de mecanismos fisiológicos e neurológicos pelos quais essas radiações determinam impressões sensoriais de natureza variada, como as cores, as formas, o movimento, a distância e as intensidades das luzes visualizadas no ambiente. O olho é a câmera deste sistema sensorial e é no seu interior que está a retina, composta de cones e bastonetes, onde se realizam os primeiros passos do processo perceptivo. A retina transmite os dados visuais, através do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. No cérebro tem então início o processo de análise e interpretação que nos permite reconstruir as distâncias, cores, movimentos e formas dos objetos que nos rodeiam. (wikipédia)”
Ver então pode significar perceber a luz, no sentido humano ver significa biologicamente captar a luz e transformá-la no cérebro em objetos, superfícies, etc. Os olhos são portanto como câmeras que captam esta luz e a transforma em nossa visão, nossa percepção visual. A luz é então a grande responsável pela percepção dos objetos. E quanto mais luz maior é a percepção!
A visão pode ser entendida de diversas formas, pode-se dizer que vemos com os olhos e vemos também com o cérebro, com a nossa mente, tudo que vemos é decodificado e penetra na nossa mente ficando armazenado nela de alguma forma. Muitas coisas que armazenamos são tão insignificantes que nos esquecemos mas elas permanecem de alguma forma na nossa memória, influenciando de forma positiva ou negativa as nossas ações.
É interessante também o fato de que nós podemos ver conforme a nossa própria intenção já que os olhos podem expressar a nossa vontade interior:
·MATEUS (cap. 6)·
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;
23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!

·LUCAS (cap. 11)·
34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.

A visão humana é portanto limitada, ela fica restrita a um campo de visão!! Mas Deus quer ampliar o nosso campo visual, quer nos dar uma visão maior:

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com ele. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. (II Rs 6: 15-17)
A visão de Deus é ampla e irrestrita, ela nos mostra além da nossa percepção

Um comentário:

  1. Precisamos mesmo ter nossa visão ampliada. Limitamos demais o agir de Deus, porque nossos olhos estão encobertos de nuvens, de trevas e nos esquecemos de olhar pra cima e ver a luz, ver Jesus.
    Que benção, irmão Tadeu!
    Deus verdadeiramente falou comigo esta manhã através do seu post!
    Deus o abençoe!!!
    Débora

    ResponderExcluir