segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O natal e a soberania da luz

O natal e a soberania da luz




Isaías 9.2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.



O dia de hoje faz o mundo rememorar o nascimento de Jesus, de uma forma ou de outra há em todo o mundo a menção de palavras como paz, harmonia, felicidade e luz. Mas o que realmente significa ter luz?

Seria óbvio dizer como a luz é importante, mas devem ser ressaltadas aqui as conseqüências advindas da vitória da luz sobre as trevas:

1. Liberdade

Talvez a mais importante destas conseqüências da luz é a liberdade que ela traz. Imagine-se andando em lugar tenebroso, na ausência total de luz, você fatalmente terá dificuldade para andar, seus movimentos neste lugar serão restritos, você estará preso no medo, na insegurança. O simples fato de não reconhecer o ambiente à sua volta gera medo e você simplesmente para...Mas na presença da luz você se sente livre, é possível explorar o ambiente, reconhecer possibilidades que antes não eram possíveis.

Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Is. 9.4

2. Alegria

Lembro-me claramente quando faltava luz em minha casa. Quando criança, sempre que chovia, ficávamos temerosos quanto a possibilidade da falta de luz, e, por alguns instantes víamos que até nossos pais ficavam um pouco apreensivos, mas logo que acendiam uma pequena luz surgia como com uma lamparina ou lanterna já sentíamos amenizar aquele sentimento. E, quando a energia voltava era uma festa, as crianças então eram as que ficavam mais eufóricas.

Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. Is 9.3



O motivo da alegria é que aquilo que causava aflição foi removido.



3. Paz

O conflito gerado pela escuridão, o medo, a angústia e a opressão tem fim quando começa o reinado da luz, a vitória da luz traz paz. Logo toda a dúvida, tudo que ficava escondido aparece e é resolvido,( já diziam que a noite os problemas parecem maiores do que realmente são). É o verdadeiro fim da aflição, até porque esconder os problemas significa mantê-los nas trevas, trazê-los para a luz significa lançar sobre o problema a resolução definitiva.

4. O que era desprezado é glorificado



Isaías 9.1 MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (II Coríntios 12 : 9)

Com a luz aquele que não era visto passa a ser notado. Na profecia de Isaías, as terras de Zebulom e Naftali, antes consideradas “vis” agora são terras nobres, como diz a palavra foram enobrecidas, tornadas nobres pela presença do Rei da Glória, o Rei das luzes.

5. Jesus: A luz do mundo!

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.

E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,

Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;

Pois já os meus olhos viram a tua salvação,

A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;

Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.



"E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3 : 19)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Is 9.6

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8 : 12)

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.Jo 9.4-5

"Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;" (João 11 : 9)

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12 : 46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário