segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Atraídos por Jesus


 João 12.27-32

27 Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
28 Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
29 Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
30 Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.
31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.





Muitas coisas nos atraem, chamam a nossa atenção, pessoas, objetos, músicas...Tantas coisas podem nos atrair! Mas sempre há em nós, seres humanos, algo que nos leva em direção àquilo que nos atrai, a própria psicologia diz que todo desejo exprime uma falta e é manifesto através de uma certa angústia que é inerente a pessoa humana. Se desejamos algo é porque entendemos que aquilo que desejamos supriria a nossa falta. O problema é que muitas vezes o nosso desejo nos leva para caminhos distantes de Deus, acreditamos que estamos no caminho certo pois momentaneamente temos a sensação de angústia aliviada. O homem tem sofrido ao longo do tempo na tentativa de suprir esta falta, este vazio e tem sido atraído por coisas passageiras.


"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." (Tiago 1 : 14)


A Lei revela o pecado, assim como Paulo dizia: a Lei é má ? Não, ela só demonstra que o problema existe, para isso ela serve, ela é uma referência, sem a Lei não entenderíamos a nossa necessidade, não haveria em nós o desejo de redenção. E Jesus disse que veio não para revogar a Lei mas para fazer cumprir...(Nele mesmo!!)
Vários homens e mulheres se aproximaram de Jesus com um desejo de cura, de libertação, com o desejo de ver (lembrar o desejo de Nicodemos, o desejo da mulher do fluxo de sangue, o desejo do cego bartimeu, o desejo de Zaqueu) hoje entendemos que nenhum homem é satisfeito sem Jesus!!
Jesus fala sobre atrair todos a ele. Mas o que significa ser atraído? Atração: ser impelido em direção a algo ou alguém por uma força, Atração: ação de atrair, força que atrai. Atrair: Chamar para si, incitar a aproximar-se. Mas também pode-se entender esta atração como um desejo, uma vontade incontrolável de se mover em direção a alguém. Podemos dizer que somos atraídos por alguém quando percebemos naquela pessoa algo que nos chama a atenção que nos faz desejá-la. Mas a palavra diz em Isaías que ele é um do qual os homens desviavam o rosto, e que não havia nele beleza ou formosura que nos agradasse.

"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí." (Jeremias 31 : 3)

Diversas religiões tentam apontar um caminho para o homem, mas só o evangelho fala de um Deus que se fez homem, que se fez maldição por nós, que morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna. O hinduísmo fala do deus Brahma que seria o próprio universo e que sempre existiu. A mitologia grega fala de deuses e semi-deuses ora tiranos, ora românticos. O espiritismo fala de um deus-fluido no qual todos estariam imersos. O budismo tem sua essência na busca do próprio homem. Mas só o evangelho fala de um Deus que se submeteu que deixou a sua glória e que padeceu para nos dar salvação e para que estivéssemos com ele sendo também um com o Pai. Só o evangelho fala de um Deus que vê a cada um em particular e ao mesmo tempo governa todas as coisas.
Os deuses criados pelo homem representavam cada um algo em particular, o deus da chuva, o do trovão, o deus da colheita, a deusa do amor, a deusa da beleza... E por aí vai conforme a criatividade humana. Mas a bíblia nos fala de um Deus que pode todas as coisas. Todas as coisas foram feitas por Ele, através dele e para Ele.
A Palavra de Deus nos fala de um Deus justo, mas também de um Deus cujo amor e misericórdia se sobrepõe ao juízo. Este amor nos atrai de tal forma que é impossível desviar o olhar. Muitos ainda não conheceram este amor, muitos foram apresentados a um deus tirano. Mas assim que o conhecem em plenitude podem entender que não é possível desviar os olhos de Jesus.


"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." (Oséias 2 : 14)


Ele é o Deus que decidiu esvaziar-se de si mesmo, dizer não para a própria vontade e dizer sim para o Pai. O escrito de dívida que havia para nós foi rasgado. E é assim que Jesus se revela como aquele que rasgou a nossa dívida e nos colocou no lugar de filhos.

"Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento." (Oséias 11 : 4)



No v.27 Jesus faz referência a sua natureza humana naquele momento e diz que sua alma (mente) está perturbada; mas logo em seguida ele diz o que eu posso dizer? Pai me salve desta hora? Não! A resposta de Jesus é: Para isto vim a esta hora!
O Espírito é quem diz Pai, glorifica o teu nome! Neste momento Jesus confirma que não era a natureza humana quem ditava as regras mas sua natureza divina, a morte já estava acontecendo. E a resposta do Pai celestial é: já o tenho glorificado (indicando que isto já estava acontecendo).
No V. 29. Os homens não discerniram a voz do céu. Mas Jesus revela novamente aos homens o amor do Pai. (Não veio esta voz por amor de mim mas por amor de vós...)
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Efésios 2 : 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário